Totalmente repaginada, ferramenta agora conta com dados do segmento de locação, análises de ITBI de Belo Horizonte e Contagem e outras funções viabilizadas por meio de novas parcerias
A partir deste mês, o Data Secovi, instituto de pesquisa da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais), passa a contar com mais recursos para otimizar a avaliação de imóveis, entre eles inserção de dados do segmento de locação e análises de valores com base no ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso Inter Vivos). As novidades foram apresentadas durante a cerimônia do Programa de Qualidade e Excelência Empresarial (PQEX).
Com um visual totalmente repaginado, o serviço agora disponibiliza, por meio de uma parceria com a Netimóveis, dados referentes ao segmento de locação. As pesquisas, exclusivas para as empresas associadas, podem ser feitas com filtros para tipo (apartamento, casa, loja, entre outros), bairro e período. O novo Data Secovi também inclui análises do ITBI de Belo Horizonte e Contagem.
Os dados também passarão a ser analisados bimestralmente pela Brain Consultoria e divulgados ao mercado. Outra novidade é que, a partir do primeiro trimestre de 2023, será possível fazer buscas específicas sobre os tipos de empresas instaladas em toda a cidade. "Vai bastar digitar determinado número de CNAE para identificar os negócios daquele tipo instalados em uma rua ou bairro, por exemplo", explica Cássia Ximenes, presidente da CMI/Secovi-MG. O novo recurso foi viabilizado por meio de uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Segundo Cássia Ximenes, as novas ferramentas do Data Secovi e as parcerias recentemente firmadas vão ampliar as orientações para as empresas em seus investimentos e fechamento de negócios. "São ferramentas fundamentais para a tomada de decisões, que chegam para somar na avaliação de imóveis e ainda ajudam a balizar o valor de mercado", avalia.